Comunidade do Novo Horizonte recebe Escola Ida Valmont totalmente reformada

16

Tanto os mais de 500 alunos do 1º ao 5º anos, quanto pais, professores e servidores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ida Valmont estão felizes da vida com a nova estrutura. Nesta sexta-feira, dia 10 de maio, foi a cerimônia de reinauguração e a entrega da quadra poliesportiva. A obra foi feita com recursos próprios da Prefeitura no valor de R$ 1.200.000,00.

O Secretário Municipal de Obras, Fábio Moreira, explicou que a escola passou por uma reforma completa e além da quadra coberta, ganhou a climatização de todas as salas, como prêmio por ter sido, em 2018, a campeã em Marabá com o melhor IDEB, na marca de 5.7, mas já tendo alcançado o índice de 5.8.

“A escolha passou por uma repaginação, mudou a entrada visando a segurança das crianças, com paisagismo e horta. Tudo que foi pedido pela comunidade foi atendido”, contou.

Para a secretaria de Educação Marilza Leite, a reforma vai melhorar ainda mais o desejo das crianças em aprender e dos servidores em trabalhar na escola.

“A estrutura melhora a autoestima e, com isso, nossos alunos vêm com um folego maior para o aprendizado. Fui diretora por muitos anos e receber uma escola repaginada é um sonho de qualquer diretor. Tenho certeza absoluta que a comunidade vai preservar”, esclareceu.

 Para a diretora Dorivan de Sousa, o sentimento da comunidade escolar é de agradecimento por tudo, inclusive pela quadra poliesportiva ter ganhado o nome de Maria Augusta Baía, uma agente de portaria que faleceu no ano passado.

“Hoje é um dia de gratidão, nós estamos fazendo história no nosso bairro, quantos alunos não passaram por aqui sonhando em ter essa reforma e não tiveram a mesma oportunidade, quero agradecer muito ao nosso prefeito que ouviu o nosso clamor, que acreditou na proposta da escola”, frisou.

A advogada Laís Souza, estudou na escola e hoje duas sobrinhas são alunas da Ida Valmont. Ela destaca que está muito feliz de ver uma escola referência em qualidade, agora toda reformada.

“A Ana lívia e a Débora já estudam aqui há um tempinho e agora vão poder usufruir de tudo que isso que foi promovido, a estrutura contribui muito para o interesse da criança em estar no ambiente escolar. Meu desejo é que a qualidade permaneça porque essa escola é referencial em relação ao ensino”, pontuou.

A pequena Emily Kiara Silveira, que tem 9 anos e estuda o 4º ano, gostou de tudo, principalmente da quadra de esportes. “Receber ela [escola] reformada é um prazer para nós todos, é uma escola muito boa. Hoje no dia da inauguração é um dia muito importante para nós, para a diretora e para todos os outros. Eu gostei muito da quadra, antes era só umas paredes e não tinha teto”, contou.

Enquanto a comunidade escolar tem a alegria de receber o novo espaço, o prefeito Tião Miranda tem a felicidade de entregar mais uma escola. Ele confessa que é o tipo de obra que dá mais prazer em inaugurar.

“Nesse ano de 2019 nós temos muitas escolas para entregar, como o do Bairro Infraero, de Morada Nova, Vila São José e Vila Capistrano de Abreu. A felicidade da gente é ver a felicidade dessas crianças, num ambiente agradável, acho que isso é muito importante, melhora a qualidade de vida. Minha maior alegria é inaugurar escola, escola é o local de transformação, que as pessoas vão aprender, a educação ajuda as pessoas a mudar o mundo”, ressaltou o prefeito.

Novas Inaugurações

Este ano a comunidade escolar vai ganhar mais 10 Núcleos De Educação Infantil e duas escolas nas zonas urbana e rural. Obras que totalizam mais de 40 milhões em investimentos como destaca a secretária de Educação Marilza Leite.

“Vamos inaugurar o NEI Infraero, o da Vila Capistrano de Abreu está praticamente pronta, só falta construir um poço. Hoje um dos nossos compromissos é investir em novas construções no campo, trazer ao pessoal do campo a autoestima que a zona urbana está resgatando e isso melhora sensivelmente de quem trabalha, dos pais. Esse é o compromisso da gestão é trabalhar não só para a zona urbana, mas para o campo”, concluiu.

Texto: Kélia Santos
Fotos: Paulo Sérgio