Comunidade escolar vai ganhar mais 10 creches e duas escolas

As obras são construídas com recursos próprios da prefeitura e do FNDE, totalizando mais de 40 milhões em investimentos na educação

As zonas urbana e rural de Marabá serão agraciadas, em breve, com um investimento na educação que somam cerca de 40 milhões de reais. São dez NEIs (Núcleos de Educação Infantil) e duas escolas convencionais de Ensino Fundamental. As estruturas representam, além da melhoria na qualidade da educação, aberturas de milhares de vagas para novos alunos da Semed (Secretaria Municipal de Educação), e demanda amenizada de NEIs alugados anteriormente.

Os NEIs Capistrano de Abreu e Vila São José, localizados na zona rural, além do NEI Infraero, na zona urbana já estão concluídos e próximos a serem entregues à comunidade escolar. A Vila Capistrano de Abreu receberá um NEI com sala de informática, copa/cozinha, parquinho, banheiros, lactário (sala de amamentação), seis salas de aula, pátio, sala de professores, sala de administração, solárium (área de banho de sol) e lavanderia.  A estrutura desse núcleo foi construída com base nos moldes e padrões do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), estilo steel frame, produto advindo dos Estados Unidos com gesso acartonado e material R.U (resistente à umidade), para áreas de pisos molhados, banheiro e cozinha. Já na área externa o material é feito com placa cimentícias.

NEI Capistrano de Abreu

NEI Infraero

O engenheiro civil da prefeitura de Marabá Rênio Carvalho, fiscal responsável pelas obras do setor da educação afirma que as equipes monitoram regularmente cada obra, para que esteja dentro do padrão e das normas técnicas. “A comunidade tanto da zona urbana quanto rural receberá excelentes unidades com material de ponta, pois a estrutura é essencial para uma boa educação. É a primeira vez que a Vila Capistrano de Abreu recebe uma obra como essa”, destaca Rênio Carvalho.

Outras obras estão em andamento, como a construção de uma escola na Vila União. Em fase de conclusão, ela possui seis salas de aula, salas de administração, de professores, lavanderia, copa/cozinha e tapiri. Outra escola nos mesmos moldes convencionais está em construção, na Vila Albany, também na zona rural de Marabá.

Os NEIs da Vila Santa Fé e da Três Poderes estão em obras e contemplam a mesma estrutura da Capistrano de Abreu, steel frame.

NEI Santa Fé

NEI Três Poderes

Zona urbana

Seis NEIs na zona urbana de Marabá também estão prestes a serem entregues para a população. O NEI da Infraero, localizado no bairro de mesmo nome, no padrão steel frame, já está com a estrutura concluída. Outras creches como Jardim do Éden (Morada Nova), Magalhães I (São Félix), Amapá e Santa Rosa estão com as obras a todo vapor.

NEI Magalhães I

NEI Jardim do Éden

No total, cerca de 40 equipamentos escolares estão em andamento na zona urbana e rural, entre escolas, creches, quadras, reformas e ampliações de instituições escolares. O cálculo é que em torno de 10 mil alunos sejam favorecidos com as benfeitorias.

Texto: Emilly Coelho