Dezoito novos membros do CME tomam posse

50

Na manhã desta sexta-feira, 3 de maio, os 18 membros e seus suplentes do Conselho Municipal de Educação (CME) tomaram posse em cerimônia realizada no auditório da Escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Marilza Leite; do presidente da Câmara Municipal de Marabá, Pedro Corrêa Lima; da representante da 4ª Unidade Regional de Educação (URE) Maria Rejane Barreto Barbosa; e de Joyce Cordeiro Rebelo, do Sintepp (Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Pará).

O CME é constituído por nove membros indicados pelo chefe do Poder Executivo Municipal, sendo que o secretário municipal de Educação figura como membro nato da entidade. Também fazem parte um representante de escolas particulares da educação infantil, um representante das universidades com atuação no município, um representante do sistema estadual de ensino, indicado pela 4ª URE (Unidade Regional de Educação), dois membros indicados pelas organizações representativas dos trabalhadores em educação, dois membros indicados por organizações representativas dos estudantes e dois membros indicados pelo colegiado dos pais.

Os conselheiros eleitos terão mandato de dois anos (2019-2021) e não farão jus à remuneração. Depois da posse, na primeira reunião ordinária, ainda neste mês de maio, os membros do CME vão escolher os cargos, entre os quais o de presidente da entidade.

O presidente do Conselho no biênio 2017/2019, Hildeci Ferreira de Araújo, fez uma prestação de contas das atividades desenvolvidas e as melhorias que foram implementadas a partir da intervenção do CME nos últimos dois anos, entre as quais a regularização de documentação de cerca de 100 escolas na zonas urbana e rural.

Ele elogiou o compromisso da atual gestão da Prefeitura, em prover condições para a atuação o CME nos últimos dois anos, citando a reestruturação física do prédio dos três conselhos ligados à educação, aquisição de equipamentos e de uma camionete para atendimento das demandas nas escolas.

A secretária Marilza Leite enalteceu a atuação do Conselho Municipal de Educação durante a gestão de Hildeci e lembrou que houve várias melhorias nesse período, fruto do esforço coletivo. Ela conclamou a comunidade a participar ainda mais das discussões sobre a melhoria do processo ensino-aprendizagem e disse acreditar que a nova gestão terá melhores condições ainda para desempenhar seu trabalho.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Corrêa Lima, foi outro que parabenizou o trabalho destacado do CME nos últimos anos e observou que, em alguns segmentos, os conselheiros brigam para ocupar o cargo, mas não desempenham o trabalho que deveria nesta função. “Sei que na educação essas questões estão superadas e espero que os novos conselheiros tenham o compromisso de atuar para ajudar a melhorar a qualidade do ensino em nossas escolas, tanto na cidade quanto no campo”, disse Pedrinho.

Joyce Rebelo também considerou que houve vários avanços a partir da atuação do CME nos últimos dois anos e espera que as conquistas não parem daqui para frente. (Ulisses Pompeu)