Escolas participam de Gincana Cidadã com foco na Constituição Federal

Animação, preparação e foco. Assim pode-se definir a segunda etapa da Gincana Cidadã, promovida pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marabá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), ocorrida na tarde da última sexta-feira (22), no Plenarinho da Casa de Leis.

O evento contou com a participação de mais de 100 alunos de sete escolas: Paulo Freire, Geraldo Veloso, Pedro Peres Fontenele, São Félix, Josineide Tavares, Salomé Carvalho e Judith Gomes Leitão. O objetivo era conquistar uma das quatro vagas para a terceira fase da Gincana Cidadã, que acontecerá em agosto próximo, com a data ainda a ser confirmada.

O livro “Constituição em Miúdos”, baseado na Constituição Federal de 1988, foi o alicerce para as perguntas na gincana, que foi idealizado pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre, em parceria com o Senado Federal, por meio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL).

Para preparar os alunos, a Escola do Legislativo de Marabá elaborou uma formação com estudantes e professores sobre o Livro “Constituição em Miúdos”, com realização de oficinas desde março deste ano. Com ajuda do Senado Federal, os alunos receberam uma cópia do livro e as escolas puderam aprimorar os estudos com cerca de 6.000 alunos, que leram a obra com antecedência. “Isso ficou perceptível pelas respostas precisas e adequadas aos questionamentos feitos”, diz Gabriela Silva diretora da Escola do Legislativo.