Mostra da Educação vai do Auto da Barca do Inferno ao Carimbó

Evento realizado pela SEMED congrega centenas de estudantes de 75 escolas municipais e encerra neste sábado no Shopping Pátio Marabá

ança, ballet, recital de cordel, teatro, contação de histórias, paródia e percussão. A II Mostra da Educação Municipal de Marabá iniciou na tarde desta quinta-feira, 29 de novembro, no Carajás Centro de Convenções, continuo na sexta-feira, 30, e encerra neste sábado, 1º de dezembro, no Shopping Pátio Marabá.

Na abertura da Mostra, o secretário municipal de Educação, Luciano Lopes Dias e o diretor de Ensino Urbano, Fábio Rogério, enalteceram a idealizadora do evento, professora Cristina Arcanjo, e elogiaram a dedicação dos educadores e alunos na preparação das apresentações ao final do ano letivo.

A professora Lorena Bogea, diretora de Ensino do Campo, também elogiou o trabalho realizado nas escolas durante o ano letivo de 2018 e falou da importância de a Mostra servir como laboratório e troca de conhecimento, já que uma escola fica conhecendo o trabalho da outra. “Prevejo que o ano letivo de 2019 já vai começar com muitas coisas boas”, disse.

Em tom de voz suave mas eloquente, a aluna Francilene, da Escola Tereza de Castro, 9 anos de idade, surpreendeu a todos ao falar para uma plateia com mais de 700 pessoas sobre a importância do evento e da participação de alunos. As palmas que ela recebeu ao final de seu breve discurso demonstraram como as pessoas apreciaram sua participação.

Quando as apresentações começaram, a plateia fez uma viagem no tempo, mergulhando na dramaturgia do português Gil Vicente com uma interpretação bem organizada do Auto da Barca do Inferno, feita por alunos da Escola Jônatas Pontes Athias. Mas houve também temas Tupiniquins, com Carimbó com alunos do NEI São Félix, cordel com mitos e lendas do Brasil (Escola Ida Valmont).

Ao todo, no primeiro dia, apresentaram-se 12 escolas e núcleos de Educação Infantil: NEI São Félix, Escola Cristo Rei, Ida Valmont, Clarice Lispector, NEI Tarsila do Amaral, Escola Maria Luzia, Professor Raimundinho, São Francisco, José Alves, Albertina Moreira e Darcy Ribeiro.

Na manhã de sexta-feira, no Shopping Pátio Marabá, se apresentaram os NEI’s Deodoro de Mendonça, Eunice Vieira Lemos, Cecília Meireles, e as escolas Rayara, Francisca de Oliveira, Silvino Santis, Tereza de Castro e Duque de Caxias.

À tarde, foi a vez dos NEI’s Maria Clara, Deivid de Abreu, Maria da Consolação, Professora Eunice de Oliveira e as escolas Paulo Umbelino, Evandro Viana, Walquise Viana, Arco Íris, Ana Creusa, Maria do Socorro Linhares, Marilene Cirqueira Rodrigues e Miriam Moreira.

As mestres de cerimônia do evento, Marluce e Cleudimar, fizeram caracterização de Matinta Perera e Boiúna no primeiro dia e na sexta-feira se apresentaram com Prenda e Gaúcho para chamar ao palco as 42 escolas do município para dançar, realizar paródias, performances, teatro e apresentações musicais.