Núcleo de Tecnologia Educacional fortalece laboratórios de informática das escolas

35

Secretaria mantém 64 laboratórios de informática em escolas e núcleos de educação infantil

Por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Marabá (NTM), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) conta com equipe interdisciplinar de professores e técnicos qualificados para oferecer formação contínua aos professores e assessorar integrantes da rede pública municipal no uso pedagógico e na área técnica (hardware e software). O NTM é um braço da integração tecnológica nas escolas públicas da educação infantil e ensino fundamental.

A equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Marabá é responsável em auxiliar o desenvolvimento das atividades que norteiam as práticas pedagógicas dos ambientes escolares, promovendo a utilização dos recursos tecnológicos e aproximando as escolas às políticas do Ministério da Educação para as tecnologias educativas.

As atividades são realizadas com atendimento técnico de manutenção junto aos laboratórios de informática das escolas, visitas periódicas para acompanhamento, formações aos professores da rede e formações da equipe técnica das escolas municipais, como também gerenciamento do programa Educação Conectada.

Atualmente, segundo o coordenador do NTM, Maciel de Souza Modesto, a SEMED mantém 64 laboratórios de informática em Núcleos de Educação Infantil, escolas urbanas e do campo. Nos dias 6 e 13 de fevereiro, o NTM realizou os primeiros encontros pedagógicos do ano letivo de 2019, ministrados pelos formadores do Núcleo aos professores de tecnologia educacional, lotados nos laboratórios de informática.

O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Marabá de Marabá está situado na sede da SEMED, na Agrópolis do Incra. No período de 2011 a 2014, o NTM teve o projeto estruturado em atendimento às exigências mínimas do Ministério da Educação/MEC, para que sua implantação pudesse ser efetivada em 2014. A equipe do órgão é composta por cinco formadores, uma secretária, um coordenador e dois técnicos em manutenção de equipamentos.