Obmep mobiliza quase 20.000 estudantes em Marabá

53

m total de 19.919 estudantes da rede municipal de ensino de Marabá realizou nesta terça-feira (21) a primeira fase da 15ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A prova foi aplicada em todas as escolas que têm alunos do 6º ao 9º ano, tanto na cidade quanto no campo.

Ao todo, segundo a secretária municipal de Educação, foram 669 turmas participando da prova, que tinha 20 questões para serem respondidas. Ela explica que este ano a SEMED mobilizou os diretores e professores para que motivassem e preparassem os alunos para participarem desta importante avaliação promovida pelo governo federal.

Os alunos realizaram a avaliação em até 2h30 e, aqueles que se classificarem, realizam a segunda fase da olimpíada no dia 28 de setembro. São premiados com medalhas os 6,5 mil primeiros colocados de escolas públicas e 975 de instituições particulares. Mais de 50 mil alunos ainda terão certificados de Menção Honrosa.

“Queremos é que a OBMEP se torne uma ferramenta de diagnóstico das condições de nossos alunos e que todos os atores se mobilizem para isso. Estamos recebendo suporte da Unifesspa para preparar os educadores para essa prova, que é diferente das aplicadas nas salas de aula, porque mede a facilidade que os alunos têm especificamente com a matemática”, destaca a secretária Marilza Leite.

“A olimpíada propõe problemas que não exigem conhecimento específico de matemática para serem resolvidos. Eu soube de estudantes que não sabiam que eram bons em matemática e foi nessa prova que descobriram. Por isso é importante todos participarem”, explica o secretário adjunto de Educação, Orlando Lima Morais.

Texto e Fotos: Ulisses Pompeu