SEMED implanta programa de apoio à gestão escolar

47

No dia 24 deste mês de maio, a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) iniciou um Programa de Apoio à Gestão Escolar, que visa auxiliar as escolas, acompanhando como ela funciona, ouvindo as necessidades e identificando as principais dificuldades enfrentadas.

Segundo o secretário municipal de Educação, Luciano Lopes Dias, neste programa, os diretores de todos os departamentos da SEMED vão juntos para determinada escola, dialogam com os gestores, professores e alunos, ouvindo toda a comunidade escolar. “O grande objetivo é traçar um perfil real da escola para que possamos apoiar aquela unidade de ensino, obedecendo ao perfil que traçamos”, ressalta.

E as duas primeiras escolas visitadas foram a Irmã Theodora, no bairro Liberdade, e José Flávio Alves de Lima, no Bairro Araguaia. Para lá se dirigiram os coordenadores das diretorias de Logística, Recursos Humanos, Ensino, Financeiro e Jurídico. “Começamos a traçar um plano de ação para auxiliar a gestão da escola. Com isso, interagimos mais, nos colocamos mais à disposição dos gestores e deixamos claro que, enquanto Secretaria de Educação, estamos dispostos a colaborar no que for possível”, disse Luciano Dias.

Depois de identificar as demandas, segundo o secretário, os diretores da SEMED passam a se empenhar para resolver os problemas, como falta de equipamentos, necessidade de mais servidores de apoio, entre outros. “Se houver algum aspecto administrativo que precisa ser melhorado nós iremos auxiliar a equipe gestora”, reafirma.

O secretário esclarece que as visitas às escolas vão acontecer sempre com aviso antecipado para os gestores e que não se trata de uma fiscalização, mas de uma ação de apoio à gestão.

A diretora da Escola Irmã Theodora, Ligia da Silva Nascimento Amaral, disse que ficou apreensiva antes de a equipe da SEMED chegar, mas ao final percebeu que não se tratava de uma vistoria, mas de uma grande ajuda. “No momento em que as diretorias da Secretaria de Educação chegam juntas à escola todos nós ganhamos. Foi uma experiência diferente de tudo que já vi na educação e creio que deve ser estendida para todas as escolas da rede municipal porque a ideia é brilhante”, opinou Ligia.

A Escola Irmã Theodora conta com 601 alunos do 6º ao 9º ano, 42 servidores e o principal desafio da direção, segundo Ligia Nascimento, é resgatar a comunidade do entorno para dentro do espaço escolar.

Quer deixar um comentário, preencha o formulário abaixo!

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui