Um Gestor Escolar que acredita na Educação como meio de transformação

Eu acredito na educação, porque ela transforma. A educação pode até não enriquecer ninguém, mas ela muda a vida das pessoas e eu tenho convicção e consciência disso”. (Professor Luiz Gonzaga de Almeida)

83

Um gestor escolar reconhecido pela sua dedicação e que diariamente ganha a simpatia de alunos e servidores da escola municipal de ensino fundamental Josineide da Silva Tavares, localizada no bairro Liberdade. A escola, localizada em um bairro carente, hoje abriga mais de mil alunos e 50 servidores, e os desafios são grandes em busca de uma educação de qualidade.

O professor Luiz Gonzaga nasceu em Pedra Branca no interior do Ceará. A semelhança do nome com um grande músico nordestino não é mera coincidência, é uma homenagem de seu pai ao rei do baião. Luiz chegou ao Pará na década de 1970 junto com a família se fixando em Marabá. Era a época da efervescência econômica na região, o que atraiu seu pai em busca de trabalho. Essas andanças migratórias de nordestinos retirantes só o fez conhecer uma escola como estudante aos 11 anos de idade.

Com muita dificuldade, Luiz Gonzaga teve que cedo ajudar a família e procurar emprego. Ainda jovem, exerceu diversas atividades, como ambulante, oleiro, pintor e vendedor de loja de confecção, até concluir sua faculdade em pedagogia pela UFPA e se especializar em gestão escolar. Posteriormente, foi aprovado em concurso público e assumiu uma sala de aula como professor na cidade de Marabá.

Na escola Josineide Tavares está há 16 anos como gestor. Sobre a história da escola ele detalha como era em 2001. “A escola Josineide Tavares nasceu num prédio alugado e nós tínhamos muitos alunos. Eu era responsável pelo espaço que funcionava como um anexo da escola Elinda Simplício Costa e nós ficamos ainda 5 anos naquele local. Certo dia, o prefeito Tião Miranda veio nos visitar e, vendo a nossa realidade resolveu comprar um terreno para construir uma nova. O prefeito então, comprou e construiu esta escola, sendo a mesma inaugurada no dia 5 de dezembro de 2008. No retorno de Tião Miranda à prefeitura, nós fomos a segunda escola a ser completamente reformada. Hoje ela está com uma cara diferente e oferecemos mais conforto tanto para os servidores quanto para os alunos”.

Quer deixar um comentário, preencha o formulário abaixo!

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui